Prefeitura de Belém reúne este ano presidentes de vários países para tratar da sustentabilidade da Amazônia

Compartir

Ӿ

AGENCIA BELEM
04/26/2023

Com objetivo de alinhar o planejamento para a realização de um encontro de chefes de Estado e de Governo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, representantes do Itamaraty estiveram na manhã desta terça-feira, 25, na Prefeitura de Belém.

O encontro será realizado nos dias 08 e 09 de agosto, deste ano, e pretente reunir na capital paraense presidentes e primeiros ministros dos oito países que compõem a Amazônia, para debater o desenvolvimento sustentável região.

Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é intergovernamental, formada pelos países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Eles assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), tornando-se o único bloco socioambiental da América Latina.

No Gabinete da Prefeitura de Belém, o embaixador do Itamaraty, Antônio Ricarte, a equipe do cerimonial Governo Federal e a gerente de Comunicação da Agência Brasileira de Comunicação (ABC), Janaína Plessmann, foram recebidos pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelo coordenador das Relações Internacionais (Corint), Luiz Arnaldo Campos.

“Foi uma satisfação receber membros do cerimonial do Itamaraty e da ABC para debater sobre o encontro em Belém, onde estarão 12 presidentes dos países pan-amazônicos, além de representantes de instituições não-governamentais, universidades, movimentos sociais e cientistas, para sugerir e levantar propostas sobre o futuro da Amazônia e preparar Belém para COP-30”, ressaltou o prefeito Edmilson.

O embaixador Antônio Ricarte pontou que Belém sediará este ano o evento diplomático mais relevante para o Brasil. “Foi um prazer encontrar com prefeito Edmilson Rodrigues pela segunda vez e tratar com ele sobre a preparação do encontro da cúpula dos chefes de Estado e de Governo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Belém será a sede desse importante evento, provavelmente o ponto alto do calendário diplomático do Brasil este ano”, declarou.

Ricarte destacou que no Brasil quase 30 milhões de pessoas vivem na Amazônia e, nos países limítrofes, há outros 22 milhões de habitantes.

“Portanto, esses mais de 50 milhões de habitantes da Amazônia são a nossa preocupação e objetivo principal de programas de cooperação é tratar de atividades de colaboração dos governos nacional, estadual e municipal, para oferecer à floresta amazônica um futuro melhor, com desenvolvimento, sem fome e com emprego para todos”, ressaltou Ricarte.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos requeridos están marcados *

Publicar comentario